A Psicologia das Cores é um estudo psicológico que, junto com a Teoria das Cores, auxilia na compreensão sobre a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as recebe.
Essa tal influência pode ser assimilada principalmente na área do Marketing e da Publicidade, visto que cada detalhe é pensado para que cause um impacto no consumidor de forma que o estimule a adquirir o produto ou serviço.
Sendo assim, a simbologia das cores é fator principal para a composição do layout de um produto, desde a sua concepção até a sua divulgação. E, quando bem aplicadas, torna-se um atrativo no que diz respeito à aquisição e eficácia do material.
Dentro do universo do design, o conceito de contraste é muito utilizado pelos profissionais, a fim de enriquecer ainda mais as peças de comunicação. Mas, para que seja de uma forma eficiente, as cores devem ser trabalhadas observando a relação com a cor, a ordem de leitura, qual o público alvo, os objetivos, etc.
A psicologia das cores identifica que cada sentimento primário do ser humano é representado por uma cor, e estas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas.
Estudos apontam que:
84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
Já que esse assunto pode ser de extrema importância para o seu negócio, A Jet produziu um infográfico com tudo sobre a Psicologia das Cores, o significado e a simbologia das cores.<´/p>
Da uma conferida abaixo: