Blog

O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE: CARTÃO DE VISITA

O cartão de visita, para muitos, pode ser considerado apenas como um pequeno pedaço de papel sem importância, sempre visto fazendo parte das reuniões diárias entre as pessoas do meio comercial. Mas, o que muitos não sabem é que esse pequeno material impresso tem uma longa história de evolução… Então senta, que lá vem história e a Jet vai te contar!
Acredita-se que os primeiros indícios surgiram aproximadamente no século XVII na França, como uma espécie de compromisso, onde em campeonatos de jogos de cartas, os competidores firmavam suas dívidas em um cartão com assinatura, para que fosse assegurado que as suas dívidas seriam pagas.

Em seguida, ainda no século XVII na França, os cartões começaram a se popularizar como cartões de saudação, com o objetivo de anunciar a chegada de pessoas da elite à sua cidade local ou mesmo à sua casa. Os cartões eram moldados e dimensionados de maneira a lembrar uma carta de baralho e acabaram se tornando um elemento básico da elite deste século.

Ainda no século XVII, porém em Londres – Inglaterra, surgiram os primeiros, chamados de “tradecards” ou cartões comerciais, que eram utilizados como meio de propaganda e mapas para orientar seus consumidores, já que nessa época ainda não existia um meio formal de numeração nas ruas de Londres.

Com o tempo, os cartões foram sendo disseminados, e com isso começaram a utilizar novas formas de personalização, como caracteres dourados e outras tipografias. Já no século XIX os cartões de visita eram obrigatórios para qualquer pessoa pertencente aos círculos da classe média do dia a dia. As casas tinham até bandejas de cartões ornamentadas, para que aqueles que visitassem a sua casa, pudessem deixar seus cartões. Esses eram examinados pela dona da casa de várias maneiras, criando assim a primeira impressão sobre a pessoa que a visitava.

Com os efeitos da revolução industrial, veio a diminuição da formalidade no mundo, e, para a troca de informações de contato, tornou-se essencial o cartão de visita e o cartão comercial, sendo mesclados e distribuídos em ocasiões menos formais.

Confira abaixo alguns cartões de visita antigos

Nos tempos modernos, grande parte da etiqueta em relação aos cartões de visita foram deixadas de lado, mas algumas regras ainda persistem, como: os cartões não devem ser entregues pela mão esquerda, nunca devem ser carregados soltos, sempre ser apresentados nas melhores condições.

Hoje em dia, os cartões devem conter o nome do titular, seu cargo, a empresa, sua localização e informações relevantes de contato, como e-mail, telefone, etc.